O Photoshop é um excelente editor profissional, e um dos mais famosos atualmente. Ele possui diversas funções únicas e incríveis, o seu único contra é o seu valor elevado, que acaba sendo acima da média de alguns iniciantes na área do Design Gráfico. Neste conteúdo eu vou apresentar dois softwares que podem substituir o Photoshop. Acompanhe cada um logo a seguir:
Esse é um dos mais utilizados para substituir o Photoshop. Essa ferramenta oferece recursos para criar edições básicas, a sua interface é única, mas bem similar com o Adobe Photoshop. Oferece um ótimo desempenho em Linux, Windows e MacOs.
Esse editor permite que o usuário possa abrir várias janelas ao mesmo tempo. Ele oferece um painel que organiza as camadas e apresenta os grupos de ferramentas na mesma plataforma. Ele também possibilita a modificação dos tamanhos das imagens, tanto em largura quanto em altura. Além disso, ele também permite a conversão de arquivos em PDF.
Esse programa suporta diversos formatos de arquivos, como JPEG, GIF, PNG, TIFF, etc. Essa ferramenta ainda apresenta compatibilidade por meio de plugins e também possibilita abrir diversas extensões. O Gimp sem dúvidas, é uma das melhores substituições do Adobe Premiere. Esse software oferece uma vasta variedade de recursos avançados, que são usados tanto para fins pessoais quanto para profissionais. E o seu melhor ponto, é totalmente gratuito.
Esse é mais um software totalmente gratuito para edição de gráficos raster e vetoriais com suporte para arquivos PSD, AI e Sketch. Como o Photopea não é totalmente de código aberto, este repositório serve como um local para relatórios de bug, solicitações de recursos e discussão geral.
Essa plataforma permite trabalhar com arquivos de vários formatos, mesmo arquivos profissionais, como os arquivos RAW. Uma vantagem é que ele não precisa ser instalado, basta acessar o site que você irá conseguir editar de forma online. Ele oferece ferramentas de edição avançada profissionais.
O contra dessa plataforma é que ela pode apresentar algumas limitações em relação a ferramentas avançadas. Também é possível enfrentar problemas de desempenho ao trabalhar com arquivos grandes. Por ser uma plataforma online gratuita, apresentará algumas propagandas de publicidade ao longo da sua edição.
Apresentamos neste conteúdo duas opções de softwares que podem substituir o Adobe Photoshop. O ideal é que você experimente cada uma, e veja qual será a mais eficiente para os seus projetos.
Vou esclarecer novamente que o Photoshop apresenta funções únicas e incríveis, mas se você ainda não possui um orçamento para investir nesse software não há problema algum, você ainda irá conseguir criar designs incríveis em outras plataformas.
O importante não é a plataforma que foi utilizada, mas sim as técnicas e princípios que foram aplicados em cada design.