Porque que a Nike, Apple e Coca-Cola são o que são?
Branding é um fato importante no design gráfico, pode ser entendido como a arte de criar e gerenciar marcas, fazer com que elas sejam reconhecidas dentro do mercado para seu determinado público. Isso pode ser entendido como a arte de satisfazer uma necessidade ou o desejo.
Branding é o grande responsável por dar posicionamento, identidade a imagem e a determinada marca. Quando paramos para admirar determinada marca é porque o branding cumpriu o seu papel. Criar uma marca, no entanto, vai além de apenas construir um slogan bacana ou possuir um nome e embalagens atrativas. É preciso ter cultura, posicionamento, uma história por trás da marca.
Um exemplo interessante para ser mencionado é a marca da NIKE, seu foco sempre foram os seus consumidores, suas abordagens dão a entender que seus produtos são excelentes tanto para pessoas comuns como para atletas profissionais. A competência de tal empresa é formada sobre três pontos importantes: inovação, marketing e design.
No entanto, ao longo de sua trajetória ela se utilizou de estratégias importantes para alcançar a confiança de seus clientes e provar que ela realmente é o que promete ser, a Nike, no entanto sempre buscou inovação.
Um ponto importante para alcançar tal fato é a transparência e sinceridade com o seu público, sempre dando espaço para a honestidade. A sua preocupação com os seus clientes e a comunidade em geral, é o que a possibilita alcançar a credibilidade, compartilhar os mesmos valores com todos é essencial. E por último e não menos importante é a segurança dos serviços prestados e produtos oferecidos.
Já o branding da Apple é estruturado de forma diferente. A Apple busca incentivar a realização de sonhos através de seus produtos, e sempre reforça a ideia de que seus produtos são a solução para os seus problemas e que facilitaria a sua vida através de sua tecnologia de ponta a ponta.
De acordo com o criador da marca Steve Jobs, o branding de tal empresa foi criado em cima da seguinte pergunta: “O que estamos aqui para fazer?”. Essa simples pergunta, no entanto, foi o que gerou várias oportunidades de marketing e publicidade.
Jobs então decidiu que o posicionamento da empresa se daria através de uma tecnologia simples, de fácil compreensão e ter grande impacto na vida das pessoas.
Contudo, a estratégia de branding dessa marca sempre foi baseada em inovação e um design cada vez melhor e aprimorado, não é à toa que várias marcas tentam copiá-los. O design da Apple, no entanto promete e entrega sempre uma promessa inovadora nos seus produtos.
Por exemplo, a logo da empresa é de fácil memorização, sendo assim permite um fácil reconhecimento da marca. Ela transmite seus valores a cada nível de atuação no mercado.
Como ela é uma marca que sempre promete inovação, seus consumidores criam uma expectativa sobre qual será o próximo produto lançado e qual será o seu diferencial perante os outros dispositivos. Porém seus produtos são lançados após alguns meses de propagandas, sempre tentam observar o impacto de cada produto.
Outra estratégia importante para essa marca, de acordo com o seu criador, é buscar sempre surpreender seus consumidores, a Apple é o tipo de marca que os seus consumidores não acreditam que existe uma marca para substituí-la, isso tudo são estratégias de branding.
E a Coca-Cola também utiliza outras estratégias como As estratégias de branding dessa empresa são surpreendentes, ela deixa claro que os seus clientes são os principais colaboradores da expansão da marca. Um exemplo disso são as campanhas sobre os nomes das pessoas em suas latinhas, isso gera um engajamento absurdo e faz com que o produto seja facilmente compartilhado de várias formas, isso está ligado ao marketing da empresa.
Por ser uma marca mundialmente reconhecida, ela abusa da diversidade em suas campanhas, usando a aproximação de diferentes culturas e deixando um amplo espaço para a aceitação de cada uma, a inclusão da marca é um ponto excelente.
Sua missão no mercado é criar valor e fazer a diferença. A coca cola é uma marca que reforça que a união das pessoas pode mudar o mundo. Em suas campanhas essas uniões fazem referência que podem solucionar qualquer tipo de problema, e essa união, no entanto é feita através de seus refrigerantes, a verdadeira latinha da felicidade.
Outro ponto chave dessa marca é a qualidade dos conteúdos apresentados, a criatividade da marca sempre foi o principal impulso de sua publicidade, pois a excelência de conteúdo e a sua publicidade são o ponto chave do século em que vivemos.
A mensagem que podemos sugar dessa marca é que inovar de forma única e criativa é essencial para alcançarmos um reconhecimento e sermos referência dentro do mercado. Essa marca não se preocupa com a concorrência em relação aos preços baixos, pois ela entrega qualidade.
Quando o branding é usado para inovar, seus clientes confiam mais na sua marca, porque acreditam de fato que você sabe o que está fazendo. Essa marca, no entanto, sempre busca cada vez mais criar relacionamentos emocionais com os seus clientes, quanto isso acontece você alcança um crescimento muito mais rápido e resultados cada vez melhores para o seu negócio.
Conseguiu sentir o impacto que essa marca tem nas suas estratégias de branding? Busque usá-las, analise seus produtos, repense sobre os seus valores e as suas promessas, defina sua missão dentro do mercado.