Evolução dos logos famosos ao longo do tempo

Muitas marcas evoluíram ao longo do tempo, melhoraram o seu logo, o seu branding entre outros aspectos importantes. Acompanhe neste conteúdo a evolução de algumas logos de marcar famosas.

1 – NIKE 

O primeiro logo foi criado em 1971 pela estudante de design gráfico Carolyn Davidson, e custou apenas $35 dólares e de início não agradou muito Phill Knight, dono da empresa passou por algumas alterações ao longo dos anos e atualmente, a marca vale cerca de 37,5 bilhões de dólares.  


2- APPLE 

O primeiro logo foi criado em 1976 pelos próprios fundadores da marca, Steve Jobs e Ronald Wayne. A primeira logo ilustrava o famoso autor, matemático, físico, astrônomo e teólogo Isaac Newton sentado embaixo de uma macieira, acompanhado de uma frase, de início o nome da marca era “Apple Computer Co”.  

Um ano depois, Steve Jobs contratou Rob Janoff, um designer gráfico renomado para criar um novo logo. Steve Jobs acreditava que o primeiro logo era difícil de ser reproduzido em miniaturas. A única instrução que Rob Janoff recebeu foi que criasse algo bonito, foi então que Janoff começou a estudar mais sobre mordidas em maças, de todos os ângulos.  

Foi assim que o logo da maça foi criada, sofreu várias alterações ao longo dos anos até chegar a logo atual.  


3- ADIDAS 

As três famosas listras foram inventadas pelo fundador Adi Dassler e, em 1949, apareceram pela primeira vez em calçados. Nas roupas Adidas, a marca apareceu apenas em 1967. O símbolo trifólio surgiu em 1971.  Em 1997, a logo criada por Peter Moore transformou as três barras em uma montanha. 

No ano de 2006, as duas últimas coleções passaram a usar as três listras seguidas pelo nome da marca. Desde então, a marca veio sofrendo várias mudanças até encontrar o logo atual. 


4 – COCA-COLA 

Em 1886, John Pemberton, o criador da bebida, anunciou em diversos jornais locais a bebida, porém usando apenas letras simples para assinar com o nome da Coca-Cola. O primeiro logotipo surgiu em 1887, foi criado através do método de escrita caligrafia Spenceriana.  

Em 1890 começou as alterações e aprimorações do logotipo, a marca passou por diversas adaptações até chegar no logo atual, essas alterações foram necessárias para ela alcançar o reconhecimento que ela possui atualmente. 


5- INSTAGRAM 

“Há cinco anos o app surgiu com a função de editar e compartilhar fotos, mas a comunidade evoluiu e passou a agregar interesses diversos. Se tornou o caminho para que os usuários pudessem contar suas histórias de maneira visual seja a partir de fotos ou a partir de vídeos. E o logo precisava acompanhar essa evolução”, justifica Melissa Amorim, gerente de comunicação do Instagram para América Latina. 

Essas mudanças aconteceram depois da compra do aplicativo pelo Facebook, que aconteceu em 2012. Segundo Melissa Amorim, “Apesar da compra, os aplicativos atuam de forma independente e a decisão partiu única e exclusivamente do Instagram, que viu a necessidade de honrar a identidade do aplicativo e representar o seu crescimento”. Para alcançar um resultado único, foram criadas inúmeras opções de logos. Desde então, o Instagram vem sofrendo cada vez mais mudanças e atualizações para se tornar uma plataforma cada vez mais completa.  


6 – GOOGLE 

O google sempre optou por usar letras coloridas em seus logos, mas a logo já passou por diversas adaptações até alcançar o resultado satisfatório para a marca.  

O primeiro logo foi criado em 1997, desde então o logo passou por diversas alterações. Em 2013, o buscador Google viu sua logo perdendo todas as sombras e aspectos 3D. Seguindo os conceitos e as tendências de designs internacionais. A nova marca se adaptou bem a diversos dispositivos e sistemas. 


7 – STARBUCKS 

Starbucks como uma marca foi inventada por Howard Schultz, mas a loja original foi iniciada por outra pessoa em 1971. A cadeia tem o nome de Starbuck, o primeiro imediato do romance Moby Dick. O tema marítimo faz parte do logotipo da Starbucks desde sua criação. 

O primeiro logotipo da Starbucks foi de 1971 a 1987 por Terry Heckler, ele procurou por elementos que remetessem a história marítima de Seattle. Ele procurou e pesquisou através de “velhos livros marinhos até que ele veio com um logotipo baseado em uma velha xilogravura nórlica do século XVI: uma sereia de duas caudas, ou sirene, cercada pelo nome original da loja, Starbucks Coffee, Tea, e Spice. Aquela sirene primitiva, de peito nu e rubenesca, era para ser tão sedutora quanto o próprio café”.  

E foi assim que ideia de logo foi criada, ela passou por muitas adaptações e algumas rejeições ao longo dos anos. Até alcançar um resultado que foi abraçado pelos seus consumidores.