Existem diversos espaços de cores que são utilizados no Design Gráfico, os dois mais comuns são o RGB e o CMYK. Neste conteúdo iremos apresentar as características que cada um apresenta.
Mesmo com a popularização desses dois sistemas, ainda há muitas pessoas que confundem os seus usos. Entenda a diferença logo em seguida:
RGB
O sistema RGB é o padrão constituído pelas cores vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue) a sigla corresponde as iniciais dessas três cores em inglês.
Esse padrão se baseia na emissão de luz, por isso as cores são mais vivas e possui uma grande variedade de paletas.
O uso do RGB é destinado para telas, isso porque um monitor é formado por vários pixels que são pontos de luz que podem emitir as cores vermelho, verde e azul, a soma dessas cores resulta em branco.
A olho nu você não os percebe, mas experimente colocar a câmera do seu celular bem próxima do seu monitor e aumentar o zoom no máximo, você vai conseguir enxergá-los claramente. Sendo assim, tudo que for para ser exibido em telas, o espaço de cor deve ser o RGB.
CMYK
Já o espaço CMYK é constituído pelas cores Ciano (Cian), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
Esse padrão se baseia na pigmentação e suas cores são mais opacas por possuir um espaço de cor mais limitado se comparado ao padrão anterior.
O uso do CMYK é destinado para impressões gráficas (cartões de visita, panfletos, banners e tudo o que for impresso em papel).
Nunca converta um projeto de RGB para CMYK se for para ser impresso, pois essa conversão fará com que as cores fiquem desordenadas.
É importante que você saiba diferenciar e utilizar cada padrão de maneira correta em seus projetos. Agora que você já sabe a diferença desses dois espaços de cor, é só aplicar nos seus trabalhos corretamente e criar propostas incríveis.