As leis da Gestalt no Design Gráfico

As leis da Gestalt é baseada na totalidade para que haja uma melhor compreensão e percepção de todos os elementos presentes do design.

1- Lei da Unificação:

A lei da unidade afirma que todo elemento pode ser construído por uma ou até mesmo várias partes que constroem o toda a composição visual de um projeto. Ou seja, quanto melhor o equilíbrio dos elementos visuais presentes na composição, maior será a sensação de unificação.  


 2 – Lei do Fechamento: 

A lei do fechamento faz com que o nosso cérebro imagine linhas e contornos imaginários envolta dos elementos na composição que estão “inacabados”, esse princípio é importante porque ele converte elementos mais complexos em elementos fáceis de serem compreendidos.   


3 – Lei da Segregação:

Essa lei nada mais é do que a capacidade humana de identificar de forma mais rápida e prática elementos que estão sobrepostos na composição. Ela possibilita agregar mais peso a determinada área da composição. 

 

4 – Lei da continuidade: 

A continuidade é identificada como a tendência de os elementos seguirem uma linha de visual gradativa. Isso é feito através de formas, linhas, cores, profundidade, planos, etc.

 

5 – Lei da Semelhança: 

Os elementos semelhantes em uma composição tendem a se agruparem, tornando-se uma unidade inteira. Essa semelhança pode ser dada através de cores, tamanhos, texturas, formas, etc.  


6 – Lei da Proximidade: 

Elementos próximos uns aos outros são percebidos como um bloco geral, ou seja, unidades pertencentes a um todo ou até mesmo um todo.