O minimalismo é um estilo que foi ficando bastante comum no design ao longo dos anos e está cada vez mais dominando espaço no mercado de comunicação visual. Antes era comum logotipos cheios de detalhes e com demasiado uso de elementos, enquanto hoje a maioria dos profissionais valorizam a simplicidade fazendo projetos mais limpos e equilibrados usando o mínimo.
Os principais elementos que são levados em consideração na criação de um projeto com design gráfico minimalista são: contraste de cor, valorização dos espaços em branco, organização e equilíbrio, tipografia simples. Algumas marcas populares aderiram ao modelo minimalista e a diferença é notável. Vamos apresentar neste artigo algumas evoluções que logos que aderiram ao modelo minimalista. Acompanhe cada uma logo a seguir:
Nike
Há algum tempo a Nike deixou de usar o texto em sua identidade visual e passou a ser apenas o ícone gráfico com o fundo branco no entanto essa mudança não comprometeu o conceito da empresa e ainda deixou o visual mais moderno.
Netflix
A logo da Netflix que antes era composta de texto em logo 3D em um fundo vermelho, passou a ser apenas a inicial “N” em flat design (modelo plano).
Disney
Como podemos perceber a Disney simplificou bastante o logotipo reduzindo o texto e removendo os ícones que antes formavam sua identidade visual mas que ao passar dos ficaram supérfluos.
Mastercard
A Mastercard já era bastante popular apenas pelos dois círculos (um vermelho e outro laranja), e esse foi um dos motivos para terem aderido ao modelo atual do logotipo onde não é mais utilizado. O texto em 3D e nem os detalhes da junção dos dois foram substituídos por círculos minimalistas.
Chanel
O logotipo da Chanel antes era composto por duas letras “C” (iniciais de Coco Chanel) entrelaçadas dentro de um círculo com o nome da marca abaixo. Apesar dessa composição já ser considerada simples, pelo fato de não haver muitos detalhes, simplificou ainda mais passando a ser apenas as iniciais entrelaçadas. Se tornando um modelo mais minimalista.
Podemos concluir que a tendência minimalismo se tornou um dos estilos de design mais importantes da atualidade e está cada vez mais em destaque. O lema “menos é mais” é a definição perfeita para esse estilo e nos mostra que não é necessário o uso exagerado de elementos para compor uma boa Identidade Visual.