Como atender um cliente da forma correta?
É muito comum designers em geral possuírem muita dificuldade na hora do atendimento ao cliente, muitos ficam nervosos e ansiosos, ainda mais se forem os primeiros clientes, aí que o nervosismo aumenta, não é mesmo?!
Na hora de atender um cliente, imagine que ele não conheça nada sobre o mundo do design, então antes de começar de fato a reunião explique como o projeto proposto será criado, esclareça tudo da forma mais clara possível.
Mas nada de enrolação, quer aprender como tratar os seus clientes da maneira correta? Então se liga, vamos te explicar tudo de uma maneira muito simples e eficaz. Confira logo em seguida:
Antes de se reunir com esse cliente, reformule as perguntas que você irá precisar fazer e saiba exatamente como falar, pois, muitos contratos acabam não sendo fechados pela falta de comunicação. Então seja inteligente, uma reunião programada com os pontos importantes irá otimizar tanto o seu tempo quanto o dele, e em hipótese alguma desmarque a reunião em cima da hora ou deixe determinado cliente te esperando, seja pontual, isso é crucial para você transparecer seu profissionalismo.
Mas claro, haverá casos que você não poderá comparecer como previsto, porém nessas situações sempre comunique esse cliente antecipadamente, quanto antes melhor.
Tente absorver o máximo de informação no primeiro contato com o seu possível cliente, tenha em mãos uma agenda ou abra um documento em seu notebook e anote todas as informações relevantes que essa pessoa te comunicar. Outra coisa, não o interrompa em momento algum e não corte a fala, espere a sua vez com muita calma e paciência.
Outro ponto que precisa ser levado em consideração, não ceda aos clientes que pedirem descontos e preços mais baixos. A elaboração de cada projeto não é feita do dia para a noite e exige um certo processo que é bem trabalhoso, então nesses casos esclareça como é feito a criação de determinado projeto para o cliente, com isso, fazendo o mesmo observar como é complexo o período de criação.
E se mesmo assim, esse cliente não está disposto a pagar o valor proposto para o projeto, quer dizer que esse cliente não é de valor para o seu negócio. Busque clientes que estejam em busca de qualidade e não apenas valores super baixos. É muito melhor manter os mesmos padrões e esperar pelos clientes certos do que aceitar qualquer proposta, que muitas vezes não valem a pena.
Não minta sobre prazos e entregas e não prometa mais do que você pode cumprir, lembre-se sempre que o que está em jogo é a credibilidade da sua empresa. Então caso você faça falsas promessas esse cliente não retornará. Seja sempre transparente e mantenha o cliente informado sobre o andamento do projeto.
O desenvolvimento de um projeto, não é feito do dia para noite como relatamos anteriormente, e sim é um processo demorado. Então para não se perder no meio disso, divida o projeto por etapas, módulos e submódulos. E quando essas partes forem concluídas dê um pequeno spoiler para o cliente, para saber a opinião do mesmo sobre o projeto. Esse passo, no entanto, não pode ser aplicado em todos os projetos, isso precisa ser feito sem complicações no seu trabalho.
Na hora da contratação do serviço o valor cobrado irá variar muito, se caso o projeto que você for desenvolver for longo e cansativo, o preço consequentemente será mais elevado, por esse motivo peça uma parcela do pagamento antecipadamente. Mas caso o projeto seja mais simples, o pagamento poderá ser feito no ato da entrega do projeto.
Para não houver nenhum desentendimento em relações aos valores cobrados na hora da finalização do projeto, recomendamos que você ofereça um contrato de prestação de serviços. Além de gerar mais credibilidade para o seu negócio, também irá transmitir mais segurança para ambos os lados, pois todos os direitos e deveres, prazos e etc, estarão bem esclarecidos.
Antes de atender um cliente, simule essa reunião na sua cabeça. Tente imaginar quais perguntas essa pessoa pode te fazer, pense nas dúvidas que essa pessoa pode ter em relação ao design geral, e o mais importante, deixe o nervosismo de lado e foque em um atendimento excelente.
Tente transparecer confiança, autoridade e mostre domínio em tudo o que você pronunciar, por mais que você seja um iniciante na área. Mantenha postura profissional, por mais que o mundo do design gráfico seja um mundo bem descontraído.
Então respire fundo, se acalme e vá. Você só vai aprender tudo na prática, e depois de atender alguns clientes vai perceber que um bom atendimento não é um “bicho de sete cabeças”. Basta ter tudo planejado em sua mente, que tudo saíra como esperado!