As Fontes mais usadas no mundo do Design Gráfico
Existem inúmeras opções de fontes na hora de desenvolver determinado projeto, mas no mundo do design gráfico algumas de destacam, as “preferidas” dos designers em geral. Mas muitas pessoas optam por não usar as mesmas pois elas acabam se tornando o que todo mundo já espera ver, essas pessoas preferem se destacar com outros tipos de fontes.
Há milhares de estilos de fontes no mercado, e são elas que agregam estilo visual para o seu texto, de acordo com cada tipo de projeto.
A utilização de algumas fontes em especial cresceu tanto nos últimos tempo que resolvemos apresentar neste artigo as fontes mais utilizadas no mundo do design gráfico;
Helvética; umas das mais utilizadas no design. Embora seja muito elogiada por alguns, já não agrada a todos, alguns designers alegam que essa fonte possui um espaçamento muito forte. Mas o objetivo dessa fonte, no entanto é criar uma tipografia neutra, clara e sem complicações. Além disso ela pode ser utilizada em uma gama de sinais. Sua popularidade pode ser relacionada ao fato de que ainda parece moderno, simples, e é muito versátil e confiável.
Garamend; existem muitas versões dessa fonte, a mais utilizada no design é a Adobe Garamond. Essa fonte é muito usada em revistas, livros, sites e corpos longos de texto.
Baskerville; considerada uma fonte transicional serifada com as caixas mais baixas com serifas quase horizontais e grande contraste, possui um estilo moderno.
Bodoni; fonte muito utilizada em títulos, logotipos decorativos ou textos. A sua estrutura é subjacente estreita, com planos, destacando principalmente contaste entre traços grossos e finos e além de tudo possui uma geométrica global que a torna uma fonte muito estética.
Futura; fonte muito comum em ecrãs, anúncios de empresas, logotipos e em livros que precisam expor fontes mais pequenas. Devido a sua limpeza e o seu impacto ela se tornou uma fonte muito popular no séc. 20.
Frutiger; suas formas são projetadas de modo que cada característica individual seja rapidamente reconhecida. Essa distinção faz com que ela seja uma ótima escolha para sinalização e exibição de trabalho. É frequentemente usada em logos na web. Ela não é nem estritamente geométrica nem humanista na construção.
Bickham Script Pro;muito usada em ocasiões e convites formais. Apesar de ser bastante utilizada, ela é uma das fontes mais rejeitadas do mundo, já que em algumas situações, fica difícil a sua leitura e compreensão.
Trakan; muito utilizada em cartazes de filmes, muito lembrada em eventos ligados a religiões e cerimônias. Fonte caracterizada por glífica, ou seja, é uma fonte baseada em inscrições esculpidas na rocha.
Como escolher o tamanho das fontes
A forma mais simples de criar uma hierarquia no seu design é através dos diferentes tamanhos das fontes, e as fontes, no entanto possuem um papel de grande importância dentro do design.
A importância das fontes se deve ao fato que elas desempenham um forte impacto na legibilidade e na escaneabilidade, ou seja, o grau de facilidade que é possível distinguir as letras. Já a escaneabilidade, se refere a facilidade de ler trechos maiores de texto.
O importante é fazer o leitor não se esforçar muito para entender determinada arte, pois quando precisamos pensar muito para compreender determinado design nosso cérebro automaticamente perde o interesse, então é preciso ser muito claro e objetivo.
Em primeiro lugar é muito importante que você destaque a fonte principal, e a ideal. A forma como as pessoas visualizam seu design é outro ponto, alguns conseguem ler letras pequenas sem dificuldade nenhuma, já outras não têm essa facilidade. Então sempre procure por uma fonte acessível para ambos os lados, para não comprometer o layout e nem impossibilitar a leitura. O tamanho de fonte ideal para materiais digitais, no entanto é 16 pt, para títulos em geral não há uma regra, a única regra é destacar o mesmo.
Ou para determinar o tamanho das fontes existem ferramentas para te auxiliarem nesse processo. O Modular Scale e o Tim Brown são ótimos para isso. O Modular Scale é capaz de identificar proporções historicamente agradáveis para criar escalas para determinar os tamanhos e os tipos.
Outra dica é que você sempre leve em conta o tipo de conteúdo, se as fontes serão usadas para levar conhecimento, simplificar uma informação, etc. Precisam ter um foco principal.
O peso da fonte é a espessura que ela possui. As fontes possuem personalidade e provocam emoções, então para alcançar uma comunicação eficiente com determinado público, é preciso buscar por fontes que correspondam a determinado assunto abordado.
Em todas as áreas do Design Gráfico, tomar cuidado com as escolhas das fontes é muito importante, elas transmitem a mensagem da marca e engajar o público. É fundamental que as fontes se comuniquem com o seu público.
Vamos deixar claro que se você não tem conhecimento sobre a combinação de fontes, tome muito cuidado ao utilizar as mesmas em conjunto, por mais simples que pareçam ser. Pois essa tarefa pode ser um tanto complicada, as fontes escolhidas devem possuir um vínculo para alcançar o objetivo final.