Muitos designers no início da carreira ainda possuem dificuldades em diferenciar qual o momento de usar o Photoshop ou o Illustrator e acabam por confundir as duas ferramentas.
No entanto, apesar de visualmente serem bem semelhantes eles possuem funções bem distintas. Por isso, nesse artigo vamos explicar para você quando usar o Photoshop e quando é necessário usar o Illustrator:
- PHOTOSHOP
Atualmente o Photoshop é um dos editores de imagens mais conhecidos e utilizados entre os designs, e não é atoa. Ele conta com inúmeros recursos como, edições de vídeos, manipulação 3D, edição de imagens em bitmap, que são aquelas formadas por pixels.
Sendo que, esta categoria de imagem não permite grandes alterações em suas formas e tamanhos, pois isso resulta em perda de qualidade no final do seu projeto.
Dessa maneira, se o que você precisa fazer no momento é uma manipulação de imagens, fotografias, fazer pinturas de imagens ou qualquer edição em imagens compostas por pixels o ideal é utilizar o Adobe Photoshop.
- ILLUSTRATOR
Dessa forma, o Illustrator é recomendado para a criação de identidades visuais, logotipos, ilustrações vetoriais, materiais de papelaria, entre outros que precise redimensionar sem que perca a forma e a qualidade. Assim, nesses projetos em que o carro chefe é um vetor, opte sempre pelo Adobe Illustrator.
Dessa forma, sabemos que ao receber um projeto, muitos profissionais ficam em dúvida em qual programa editar, sendo que podem até ser usados de maneira complementar em um mesmo trabalho.
Por isso, em resumo, se o seu projeto necessita de edição de fotos e de imagens em geral, a melhor alternativa é o Photoshop. Mas se o trabalho for voltado para alteração de formas, aposte no Illustrator.