Na tipografia, kerning é definido como o ajuste de espaço entre duas letras individualmente, visando equilibrar o espaço entre todas as letras de um texto, para que esteja legível e agradável aos olhos.
Por isso é necessário entender esse processo, pois ajustar o kerning de uma tipografia auxilia a deixar seu design mais harmônico, mais profissional e equilibrado. Assim, separamos 3 dicas que ajudarão a deixar seu design melhor:
- Não deixe o software fazer por você
Embora a maioria das fontes modernas geralmente venha com diversos pares de kern incorporados, quando se tratar de títulos e logotipos, você precisa kernar as letras por conta própria.
Isso será necessário visto que, cada tipo de letra terá relações espaciais diferentes, então você terá que ajustar o kerning de maneira diferente para cada uma, a fim de que o resultado seja agradável.
Além disso, é importante cuidar do leading e do tracking antes mesmo do kerning. Sendo que, tracking é o espaçamento geral entre grupos de letras e leading é o espaçamento vertical entre as linhas do texto. Dessa maneira, faça os ajustes gerais primeiro, porque qualquer mudança neles irá ter interferência no Kerning.
- Confie na sua percepção
O intuito é equilibrar os espaços entre os caracteres da melhor maneira possível, porém isso não ocorre se for definido uma distância matematicamente igual entre todas as letras, afinal, diferentes combinações de letras criam diferentes tamanhos de espaço percebido entre elas.
Dessa forma, Kerning não é uma quantidade de espaço matematicamente igual, ou seja, não tem uma regra numérica rígida estabelecida, é uma quantidade de espaço percebida entre as letras segundo o olho humano.